Um dia com: Willian Francisco

Um dia com: Willian Francisco

SEGURANÇA DO TRABALHO VIVIDA DIARIAMENTE

“Não tem como pensar um obra se iniciando sem pensar em segurança do trabalho”

Willian Francisco de Souza – Coordenador Administrativo – membro da CIPA

 

Willian iniciou a sua carreira na construção civil em 2010 e manteve o foco e o sonho  vivo em crescer dentro da área.  Entrou para o time da Rocontec em 2019 como auxiliar administrativo e em janeiro de 2021 tornou-se  coordenador administrativo.

Com muito orgulho conta  que admira imensamente a constelação de valores que lhe apresentaram desde o primeiro momento da sua contratação, principalmente no que diz respeito aos  talentos realizados. Eu fui um desses talentos, tenho orgulho em crescer aqui dentro e ter esse reconhecimento da empresa e  é por isso que  procuro replicar esses valores no meu trabalho com os meus liderados”.

Na coordenação administrativa, Willian é encarregado de cuidar das obras de dois clientes Stan e One, liderando uma  equipe que cuida da  parte administrativa de nove obras que estão em andamento.

No dia a dia tem a função de auxiliar os seus liderados nas rotinas diárias, tirando dúvidas e  buscando soluções para as demandas que lhes são apresentadas e que envolvem contratos, gestão financeira  e assuntos de RH, sempre pensando em estratégias  de melhorias  e principalmente na vida das pessoas envolvidas.

Essa preocupação com o bem estar das pessoas o levou a  candidatura  para ser membro da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – e a ser vencedor, com recorde de votos, por dois anos consecutivos.

Atuando em conjunto com  o Departamento de Segurança do Trabalho, a grande preocupação de William é conscientizar  e incentivar os colaboradores  da empresa  a chegar no ambiente de trabalho com segurança, trabalhar com segurança e retornar  para suas casas e para seus familiares todos os dias sem nenhuma intercorrência  –“A  rotina na construção civil é arriscada  e falamos muito em segurança do trabalho, principalmente nos canteiros de obras. O papel da CIPA é de multiplicador,  incentivar os funcionários e terceiros a prevenir acidentes e doenças do trabalho, conversando, orientando e apresentando melhorias.”

Perguntado sobre a campanha “Abril Verde”, afirmou que,  campanhas  de conscientização são muito importantes, citou, inclusive a importância e a abrangência do SIPAT, que acontece durante o mês de setembro na Rocontec, mas pontuou que a segurança do trabalho tem que ser vivenciada e  relembrada todos os dias – “Os  riscos nas obras são diários, e a CIPA tem que caminhar em conjunto com a  área de segurança trazendo esse assunto todos os dias de alguma forma para manter o engajamento”..

Questionado sobre as recentes mudanças legislativas que incluíram a CIPA como fonte  para as denúncias de assédio no ambiente de trabalho, William disse que  a empresa, a CIPA e a área de segurança do trabalho, vem trabalhando  a questão para maior divulgação dessa possibilidade. –” O número de estagiárias, engenheira, da área administrativa na  Rocontec vem crescendo a cada dia. Sabemos que o assédio não envolve somente a questão do público feminino, mas que as mulheres ainda são as mais atingidas e por isso ainda  existe a necessidade de políticas da empresa de valorização das  mulheres dentro do canteiro de obras. O combate ao preconceito tem que ser divulgado, não pode acontecer em obra e nem em lugar nenhum. Temos que mostrar que qualquer pessoa que sofrer com isso pode levantar a mão sem medo e que estamos aqui para ouví-las em total sigilo”

Finalizando a  entrevista do mês, Willian disse que fazer parte do time de talentos da Rocontec  com a possibilidade de fazer parte da CIPA lhe garante uma realização completa – “Eu amo vestir essa camisa, justamente por ter enxergado esse valor da empresa de reconhecer os colaboradores e seus talentos. Tenho muita propriedade para falar que  eu  estou  na empresa certa e no momento certo e pretendo crescer muito aqui dentro com apoio da diretoria, contribuindo tanto no meu trabalho administrativo, como como membro da CIPA. Isso tudo me faz encher a boca e falar com orgulho”.