Um dia com: Fabiana Carneiro

Um dia com: Fabiana Carneiro

Liderança Feminina

 

“Como mulher, sei que ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar a igualdade de gênero no setor de construção civil. É um privilégio para mim ocupar um papel importante e ajudar a inspirar outras mulheres a se juntarem a nós neste setor emocionante e recompensador”

Fabiana Carneiro

 

Fabiana Carneiro é Engenheira Civil e trabalha na Rocontec há 2 anos e 5 meses. Entrou na empresa como gestora de negócios e hoje exerce a função de “Dona de Negócios” das obras residenciais.

Sua função é liderar a equipe que desenvolve e monitora todos os temas envolvendo os novos contratos e negócios da empresa relacionados às obras residenciais.

Seu time é formado por engenheiros e arquitetos.

Além de dar suporte para equipe, Fabiana tem uma rotina intensa:  valida os orçamentos da área residencial, faz o atendimento ao cliente e ainda participar das reuniões de engenharia.

“A cada dia, aprendemos sobre informações e projetos diferentes. Em 2023 na área residencial já tivemos contato com 15 novos projetos de 9 incorporadores diferentes e entre novos orçamentos e revisões já contamos com um acumulado de 38 entre entregues e em andamento.” – afirma.

Além das entradas de novos negócios, o setor em que ela trabalha atua em conjunto com as obras na atividade denominada “cravação de OI” (orçamento inicial). São 3 (três) meses de estreita interação entre a área de negócios e a obra, quando é possível ter a real visão sobre os desvios, novidades e possibilidades em custo e prazos dos empreendimentos. Atividade rica, que serve de retroalimentação e aprendizado para ambas as áreas.

Sobre a escolha da profissão, Fabiana nos conta: “Quando entrei na faculdade em 2003 já fui surpreendida, minha turma tinha 50% de alunas mulheres em engenharia civil, atualmente a maioria delas não atua na construção civil, são mais de projeto, serviço público ou seguiram carreira acadêmica…”

Questionada de como se sente em trabalhar em um cenário onde a presença masculina ainda é bem mais expressiva que a de mulheres, responde: “Para mim, é emocionante trabalhar em um setor tão dinâmico e desafiador, e ainda mais satisfatório ter a oportunidade de ajudar a liderar e contribuir para o sucesso da Rocontec. ”

Sobre a presença feminina na Rocontec ela nos diz que a equipe é bastante heterogenia e que conta com a presença de muitas mulheres fortes, competentes e com um profissionalismo imenso, o que contribui para que cada vez mais tenham mulheres em posição de gestão e tomada de decisão da empresa.

Finaliza dizendo: “Acreditamos que a diversidade é essencial para o sucesso de uma equipe e, como empresa, nos esforçamos para criar um ambiente inclusivo que valoriza a contribuição única de cada indivíduo. Reconhecemos que ainda há muito a ser feito para promover a igualdade de gênero no setor da construção civil, mas estamos comprometidos em fazer nossa parte para criar oportunidades para mulheres em nossa equipe e em todo o setor.”