O ambiente predominantemente masculino da Construção Civil pode por vezes representar um desafio para as mulheres. Cientes desta realidade, na Rocontec buscamos entender as necessidades de nossa equipe e trabalhamos para garantir que nossa empresa seja um ambiente seguro para as nossas colaboradoras.
⠀
Sobre este tema, batemos um papo com a assistente administrativa Taís Souza. Recém chegada à equipe da Rocontec, ela dividiu conosco a sua rotina e contou um pouco mais sobre a sua integração ao time.
Tais, há quanto tempo você entrou para o time da Rocontec, e como é seu dia a dia de trabalho?
Eu estou há apenas 3 meses na empresa. Hoje eu sou responsável principalmente pelo “contas a pagar” da obra: lanço todas as notas para pagamento, ajudo a equipe na programação de entrega de insumos, cobro os empreiteiros das documentações dos funcionários que vão trabalhar na obra. Todas as tratativas são feitas com o gerente da obra, Gustavo Lima, e com o coordenador, Elson Pacheco, excelentes pessoas com quem tenho a oportunidade de trabalhar.
A construção civil ainda é vista como uma área predominantemente masculina. Como que é sua percepção sobre isso?
É desafiador trabalhar em um ambiente com tantos homens, mas eu vejo isso como uma forma de crescimento. Observo o ambiente e os profissionais que trabalham nele, e tento tê-los como aliados e verdadeiros parceiros de trabalho. Existe uma ideia de que a construção civil é uma área pouco receptiva à presença de mulheres, ou talvez de que os homens nessa área não se sentem confortáveis em dividir o espaço conosco, mas no dia a dia, com calma, a gente consegue ganhar nosso espaço e também o respeito deles. Na Rocontec isso é possível.
Ver essa foto no Instagram
Algo que me chamou a atenção desde a primeira semana são as ações promovidas pela empresa para aproximar mais os funcionários e aumentar o sentimento de união da equipe. Logo na primeira semana teve a Live Julina, que foi muito legal! Ali eu vi que a Rocontec gosta realmente de promover esses eventos. Os funcionários se divertem, aproveitam ao máximo e consequentemente se aproximam ainda mais uns dos outros e da empresa, veem seus colegas de trabalho como uma segunda família.
Desde que você chegou, qual o aspecto mais incrível você notou sobre esse sentimento de fazer parte da Rocontec?
É muito bom poder participar das ações da Rocontec lado a lado com os executivos da empresa e ver que todos estão do mesmo lado, sem desigualdades apesar dos cargos diferentes. É uma empresa horizontalizada, e eu acho que isso traz um excelente clima para se trabalhar.
Na minha concepção essa é a receita do sucesso da empresa, os funcionários vestem a camisa e vão pra cima para todos crescerem juntos, e a união não é só durante festas, mas acontece ainda mais quando tem algum evento beneficente. Todo esse processo me deixa satisfeita em trabalhar para uma empresa que visa à união dos funcionários. É raro ver isso hoje em dia.
Uma das ações desse mês foi com relação ao Outubro Rosa. Conta pra gente como foi!
Hoje, dia 14, é dia de vir com uma peça de roupa rosa em apoio à Campanha, para conscientizar sobre a importância da prevenção. O pessoal pode contar comigo, eu e os colegas viemos de rosa.