Um dia com: Vagner Aguiar

Um dia com: Vagner Aguiar

Vagner, conta um pouco sobre sua trajetória na Rocontec.

Iniciei na Rocontec em 2016, fui convidado a participar do processo seletivo para o cargo de coordenador de segurança do trabalho por um dos diretores que havia trabalhado  comigo em outra construtora. Ao conhecer a Rocontec fiquei encantado pelo jeito de ser da empresa.

Me orgulho de fazer parte da trajetória e do crescimento da empresa nos 6 anos que aqui estou. Durante todo esse tempo passamos por momentos ótimos e também por períodos difíceis, como greve de caminhoneiros, pandemia, falta de materiais e aumento dos custos. Mesmo com todos esses desafios, os 6 anos aqui na Rocontec foram tão bons e tão leves que nem vi o tempo passar. Espero que a empresa continue crescendo e proporcionando o mesmo para os seus colaboradores. Agradeço a todos que contribuíram de alguma forma para o meu desempenho durante todo esse tempo.

Qual a importância do dia 27/11 e como surgiu a data?

Em 27 de novembro de 1985, foi promulgada a lei nº 7.410, que regulamentou as profissões de Técnico de Segurança do Trabalho e de Engenheiro de Segurança do Trabalho, por isso é comemorado nesse dia.

A data é importante para homenagear esses profissionais que têm a responsabilidade de garantir a proteção e a segurança dos colaboradores em seu ambiente de trabalho.

Qual a importância de se conscientizar sobre segurança no setor da construção?

A importância está no desenvolvimento das habilidades, favorecendo o cuidado, respeito a vida de cada colaborador envolvido no processo produtivo. Também o cuidado e respeito com a sociedade próxima de cada empreendimento.

Quais os principais erros que as pessoas cometem em questão de segurança nas obras?

Falta do uso de EPI’s, movimentação inadequada de cargas e trabalho em altura de forma incorreta. Esses são os principais erros e maiores causadores de ocorrências.

Quais as principais melhorias que conseguiu implantar na Rocontec?

 Ajudei na implantação de praticamente todos os procedimentos relacionados à segurança do trabalho da empresa. Com isso as obras foram se tornando mais seguras com o passar do tempo.

Um recado pra quem quer trabalhar na área de segurança.

Ter muito foco, dedicação, espírito de equipe e comunicação. Que nunca desistam e sejam protagonistas dos seus sonhos.