Um dia com: Mariana Kirst

Um dia com: Mariana Kirst

Mariana Kirst é engenheira civil com mais de 10 anos de experiência. Quando entrou para o time de Planejamento da Rocontec há 4 anos, o número de obras era bem menor. Acompanhando o crescimento da empresa, ela foi aprofundando o conceito da Unidade de Negócio e as necessidades do cliente e, com apoio da Diretoria, implementou os processos que até hoje guiam o negócio. Atualmente, como Gerente da área de Planejamento e Controle, Mariana é responsável por consolidar e gerir as informações de todas as obras.

Como funciona o modelo de Unidade de Negócio da Rocontec?

A Rocontec enxerga as obras como pequenas fábricas, com alta autonomia e responsabilidade na fabricação do seu “produto”. Estas fábricas são responsáveis pelo resultado que a empresa gera, e além do empreendimento propriamente dito, entregam as melhores práticas, desenvolvem fornecedores e controlam os seus próprios indicadores. A matriz, na outra ponta, recebe essas informações e atua desenvolvendo e disseminando processos, identificando os principais KPI’s e acionando a alta direção para atuar onde for necessário. Esta forma de gerir o nosso negócio nos torna rápidos na tomada de decisão e consequentemente mais próximos ao nosso cliente, pois conseguimos entender os valores de cada um e atender às suas necessidades da melhor forma.

Sendo cada obra uma pequena Rocontec, com planejamento, qualidade, custos individualizados, como você faz para consolidar todas as informações?

Conto com uma equipe de Gestores engajados e comprometidos em entregar o melhor. Hoje os processos relacionados a área de planejamento possuem alta aderência. As equipes seguem uma agenda mensal de entregas e uma vez por mês apresentamos cada uma para a alta direção. Este processo auxilia o time na tomada de decisão e planejamento futuro, resultando no sucesso de cada projeto.

Quais os principais desafios em lidar com tantas pessoas, desde engenheiros, gerentes de obra até a diretoria e o Mário Rocha, recebendo e consolidando tantas informações?

O desafio é conseguir atender as expectativas de toda a cadeia sem perder o foco principal que é buscar o melhor resultado para a empresa e clientes. Para isso, é preciso agir disseminando a cultura e atuando como apoio aos processos de gestão, buscando sempre o alinhamento com a nossa constelação de valores.

O que você acha que uma pessoa de Planejamento e Controle precisa ter?

É necessário possuir análise crítica, comunicação assertiva e liderança. Além disso, organização é fundamental para gerir um alto volume de dados.