Um dia com: Antônio Ronaldo Júnior
DESAFIO DE UMA GRANDE OBRA
“…Desde o início entendi a grandeza do desafio de conduzir este projeto dentro de um cenário de suprimentos complexo e com a necessidade de sermos fiéis ao seu conceito arquitetônico…”
Antônio Ronaldo Júnior
Antônio Ronaldo Júnior, tem 37 anos, é Engenheiro Civil com 15 anos de experiência, trabalha na Rocontec há aproximadamente 1 ano e 7 meses como Cluster da área corporativa.
Sua vinda para integrar o time de talentos da Rocontec teve um objetivo específico: participar desde a pré-construção do empreendimento do qual é responsável, Campus Vila Leopoldina.
Diferente dos demais Clusters da empresa que trabalham no gerenciamento de mais de uma obra ao mesmo tampo, Antônio é dedicado exclusivamente a este empreendimento, isso porque é a primeira grande obra comercial da Rocontec.
Uma obra com uma área de 70 mil metros quadrados, dentro da cidade de São Paulo, com grande apelo arquitetônico aliado ao uso dos materiais pré-fabricados faz dela uma obra que requer uma atenção especial.
Antônio Ronaldo aponta que o projeto é um grande desafio tanto pessoal como profissional abraçado por ele, pela empresa, pelos projetistas parceiros e por todos os que fazem a obra acontecer, transformando o sonho do cliente em realidade.
“Conseguimos traduzir o imaginado pelos arquitetos e projetistas em materialidade, e um grande exemplo disso são as empenas pré-fabricadas aplicadas no projeto arquitetônico. Passamos pelo processo da engenharia da construção e conseguimos colocar tudo dentro da caixinha do pré-fabricado para se tornar o mais rápido possível – trazendo o que tem de mais eficiente no processo de logística de montagem e de tempo.”
Questionado sobre o uso dos pré-fabricados em uma obra de grande porte como essa, Antônio respondeu o seguinte:
“O Campus Vila Leopoldina já nasceu com o uso do pré-fabricado, não só pelo projeto arquitetônico em si, mas também por tudo o que representa hoje na construção civil, otimizando recursos, diminuindo prazo, eliminando parte da mão de obra no canteiro e levando-a para o ambiente fabril. Tudo isso implica em qualidade, eficiência, bom aproveitamento dos recursos e consequentemente os custos – esse é o diferencial da obra.”
Sobre o impacto do uso desses materiais e desse conceito para a Empresa Antônio afirmou:
“Hoje, como time entendemos a importância do ESG. Esta obra foi pensada e desenvolvida baseada nesse conceito. Por isso tentamos viver isso no nosso dia-a-dia, no desenvolvimento da obra, tanto nas escolhas dos produtos como nas escolhas das ações. Em conjunto com o nosso cliente buscamos entender e fazer uma ligação entre o nosso projeto e o que ele traz para a sociedade”
No final do mês de janeiro a empresa promoveu uma visita dos seus colaboradores até a fábrica de pré-fabricados Cassol e em seguida e a primeira reunião de engenharia do ano foi realizada no Campus da Vila Leopoldina: “ tudo isso com o objetivo de que todo o time da Rocontec faça parte desse novo caminho que a empresa escolheu trilhar” – como disse Antônio Ronaldo.